Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 2.5/5 (943 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página





 CARSYSTEM Rappi

 

O site 11metro.com

nao tem vinculo

administrativo com

parceria com sites,EQSO,

ou em todas pagina que o site

apresenta so coloquemos para

facilitar o amigo(a) visitante .

todas pagina tenho o direito

para republicar assim como

as pagina publicas assim

preservando o direito autorais

=====================

Administrador do site

   QRA Alconides        

Publicidade 

   Apoio Cultural 

 


Marcas de Radio Extintas III - ABC
Marcas de Radio Extintas III - ABC

ABC Rádio e Televisão S.A. e ABC Rádio e Televisão do Nordeste S.A.
   A marca ABC Rádio e Televisão S.A., surgiu aproximadamente em 1950 na cidade de São Paulo, na Rua Cardeal Arcoverde, 2958 a principio fabricava rádios e radiolas, as radiolas eram uma especie de gabinete de madeira geralmente de grandes dimensões que possuia um aparelho de rádio junto com um aparelho de vitrola, que dependendo da marca apesar de serem juntas no mesmo gabinete tinham seus componentes mecânicos independentes um do outro. 
   Em 1959 o então presidente Juscelino Kubitschek, a fim de garantir investimentos para a região norte e nordeste criou a Sudene, que diretamente já fazia parte do seu plano de governo para nacionalização dos produtos feitos no Brasil.
   Vendo a nova oportunidade de expandir seus negócios e alem disso explorar os novos mercados que surgiam na região nordeste, era criada a fábrica da ABC Rádio e Televisão do Nordeste S.A. na cidade de Recife (PE). Esta estratégia fez da ABC a maior fabricante de rádios e radiolas do Brasil em 1960.
   O ínicio da década de 1960 foi bastante positivo para a marca que passou a ter um programa na Rede Record de São Paulo que chamava-se ABC "A voz de ouro", esta frase passou a ser um slogan que acompanhou os comerciais da marca e até mesmo seus aparelhos, também neste período a ABC passou a fabricar aparelhos de televisão e no final da década seus produtos passaram a ser chamados de Canario ou Canarinho.
   Mas apesar desse bom ínicio de década os anos que se seguiram foram muito ruins para a ABC, a empresa começou a passar dificudades financeiras com as suas duas filiais São Paulo e Recife, alem disso com o surgimento de novas marcas a empresa começou cada vez mais perder mercado, até que aproximadamente no ínicio da década de 1970 acabou decretando falência.
  Os galpões da ABC continuam nos mesmos locais, mas já não tem nada a ver com fábrica de Rádios, Radiolas e Televisores, o galpão que fica na Rua Cardeal Arcoverde, 2958 em São Paulo que era chamada de ABC Rádio e Televisão S.A., hoje é chamado de Centro Cultural Elenko KVA sendo uma mistura de Teatro com casa noturna. Enquanto a fábrica de Recife tornou-se uma gráfica desde 1998 com o nome de Editora Construir.
   (A seguir algumas fotos que foram retiradas do site mercadolivre.com sendo algumas delas de produtos que estão sendo vendidos atualmente).

   ABC Rádio
   - Acredito que este seja um dos primeiros aparelhos de rádio fabricado pela marca:


   ABC Rádio
   - Este é o modelo 6035 B também do ínicio da década de 1950 e possui três faixas OM, OC1 e OC2:

   ABC Rádio
   - Este próximo aparelho trata-se de um ABC Brasilia lançado no final dos anos 50 em homenagem a nova Capital Federal que estava sendo construida:

   ABC Rádio
   - ABC Dunga modelo 6925 AC-DC feito em bakelite:


   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil Junior um dos primeiros rádios portáteis da marca, aproximadamente ínicio da década de 1960:

   ABC Rádio

    - ABC Transbrasil III modelo 6847 APL, já utilizando o slogan "A voz de ouro":



   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil V:

(Emblema com slogan da marca)



   ABC Rádio
   - ABC Canarinho "A voz de ouro" portatil, final da década de 1960:

(Capa de couro comum nos anos 60 para aparelhos desse porte)
   ABC Rádio
   - ABC Transbrasil SL-2 ultimo aparelho de rádio lançado pela marca no ínicio da década de 1970:

 

   ABC Radiolas
   - Tenho poucas fotos de radiolas da ABC esta é a mais comum de todas chama-se ABC Isabela V fabricada aproximadamente no final da década de 1950 até meados da década de 1960:

 


  
   ABC Radiolas
   - Esta radiola encontrei também a venda em um anuncio antigo na internet e não consegui saber o nome nem o modelo: